Como escolher um treinamento de PNL

Este capítulo oferece algumas orientações que lhe permitirão escolher que tipo de treinamento de PNL a fazer.

Os cursos de PNL estão sendo oferecidos em grande número e variedade. Atualmente, é possível escolher entre uma introdução que leva dois dias, cursos mais adiantados, incluindo cursos especializados para aplicações específicas e treinamentos de PNL mais longos. Muitas organizações oferecem uma primeira noite gratuita, para você conhecer as pessoas que vão dar o curso e os programas que são oferecidos.

Há cursos voltados especialmente para a aplicação da PNL em áreas específicas, tais como educação, negócios, vendas, reuniões, negociações, música, acupuntura, aconselhamento, psicoterapia e hipnoterapia. Há também cursos de atualização que oferecem os mais recentes padrões e descobertas da PNL.

O treinamento que oferece um diploma de practitioner envolve investimento maior. São cerca de 150 horas de treinamento divididas por vinte dias ou mais. Muitos cursos estão oferecendo um treinamento básico e um período opcional que fornece diploma ou o nível de practitioner.

A partir daí temos o master practitioner, ou nível avançado, que também exige um investimento de tempo maior. Além disso, há cursos de novas técnicas e de treinamento de instrutores (Trainer).

Em termos práticos, a primeira pergunta a fazer é qual o tipo de treinamento que você deseja. Talvez você precise obter mais informações antes de decidir. Você quer simplesmente receber um treinamento em PNL ou deseja um treinamento numa área específica? Se for o caso, qual seria essa área? Você quer um certificado ou uma qualificação no treinamento?

O custo e o local do curso devem evidentemente ser levados em consideração, tanto em termos de conveniência como de tempo. Não se esqueça de acrescentar as despesas de viagem e acomodação, se for o caso.

Quanto tempo demora o curso? Como ele se encaixa em seus outros compromissos?

Os programas são flexíveis? Você terá que participar de todo o curso, ao qual ficará preso goste ou não, ou ele está organizado em etapas, o que lhe permitirá abandoná-lo segundo sua conveniência?

Exige-se um depósito inicial? Em que condições o contrato pode ser anulado? Qual é o cronograma do curso? Ele será ministrado nos finais de semana ou em dias úteis? Os cursos de practitioner em geral abrangem um período noturno.

Os instrutores são uma parte muito importante do curso. Algumas organizações utilizam instrutores internacionalmente conhecidos. O custo pode aumentar, mas esses instrutores em geral têm uma grande experiência.

O mais importante é sua avaliação do curso e dos instrutores. A PNL diz respeito a experiência subjetiva e leva em consideração seus critérios pessoais de qualidade e de importância.

Você aprecia e respeita os instrutores? Você tem um bom relacionamento com eles? São pessoas íntegras em que você pode confiar? Cada instrutor tem um estilo pessoal. Esse estilo lhe agrada? Você conseguirá aprender bem com esses instrutores?

Descubra o máximo que puder. Telefone para as organizações e peça informações a respeito dos cursos. Converse a respeito das suas exigências. Cuidado com as organizações de treinamento que fazem pouco caso dos outros. Trata-se de uma conduta antiprofissional e que pode ser usada para encobrir as deficiências da organização. Uma boa organização não julgará necessário falar mal das outras. Muitas organizações oferecem a oportunidade de uma visita e de uma conversa com os instrutores. Para muitas pessoas, a recomendação é um critério-chave. Talvez você tenha amigos que já participaram do treinamento e que poderão lhe dar informações valiosas. Há pessoas que preferem atender à recomendação de um amigo, enquanto outras pessoas preferem tomar a decisão sozinhas.

Do livro:
Introdução à Programação Neurolingüística - J.O'Connor/J.Seymour

Lista de Centros e Institutos de PNL

 

Lista de Profissionais de PNL

 

Agenda de Cursos, Seminários e Workshops

 

Você está aqui: Home PNL Como escolher um treinamento de PNL